A placa-mãe (motherboard) é o principal componente do computador já que é a responsável pela comunicação entre os outros componentes. Ela possui componentes como: processador (CPU), memória RAM, memória ROM ( ROM-Bios), barramentos (BUS), controladores e slots de expansão.
Minha máquina possui o modelo PM4M800CE-8235 fabricado pela BIOSTAR.
Barramento é o conjunto de fios condutores que servem para ligar os vários componentes que existem na placa-mãe. Exitem 3 tipos de barramentos, o local que interliga a memória primária e o processador, o interno para ligar dispositivos normalizados como teclado, portas de série e paralelas, drive de disquetes e o externo serve como forma de expandir as características do computador acrescentando novos dispositivos. Estes dispositivos, interligam-se com o sistema através de conectores (normalizados para cada barramento) e obedecem às regras de acesso ao barramento.
Os slots são encaixes que possibilitam expandir as capacidades e os recursos internos dos computadores.
O processador (CPU) é um dos circuitos que mais trabalha no computador. Ele é o responsável pelo ligamento dos outros componentes do computador para enviar as informações ao usuário através do barramentos. Quando o usuário do computador sobrecarrega o PC com muitos programas abertos, é o processador que mais sofre com isso e, como resposta, o computador trava. Meu processador é o Intel Celeron CPU 2.53 GHz.
Dentre os tipo de memórias estão a memória ROM, memória RAM e HD.
A memória ROM (Read Only Memory) é um tipo de memória que só permite leitura. Ela só podem ser acessadas já que as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, já a memória RAM permite tanto a leitura quanto o armazenamento de dados, porém assim que o usuário desliga a máquina, as informações são perdidas. O tipo mais antigo de memória é a DIM que já está praticamente inexistente no mercado. Possuo a memória DDR com 1 GB de memória.
O HD ( Hard Disk) tem como função armazenar os dados adquiridos pelo o usuário. Em questão de mercado, o HD ou memória secundária é mais barato do que a RAM.Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM.
Temos para os dispositivos de entrada e saída ( input/ output) um meio de permitir a interação da máquina ( no caso, o processador) e o homem.
Dentre os clássicos exemplos de dispositivos de entrada, temos: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica. Nos de saída: monitor, som, impressora.
Existe dispositivos que sirvam tanto como de entrada e de saída? Sim. São eles os modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD e disco rígido.
Terminando aqui, espero ter feito um resumo esclarecedor sobre o tema.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante e esclarecedor, está de parabéns!
ResponderExcluir=*
Mto bom texto!
ResponderExcluir