sábado, 21 de março de 2009

Noção Geral

Antes de entrar na universidade,os cidadãos que pretendem ingressar na UFS recorrem primeiramente ao CCV (Coordenação de Concurso Vestibular). Nele você encontra todas as informações necessárias para realizar algo que muitos temem: o terrível V-E-S-T-I-B-U-L-A-R. Depois de uma longa espera pelo resultado, você entra no CCV para conferir a lista de aprovados. Assim que seu nome é visualizado, sua cabeça é insanamente raspada por pessoas que sonharam desde o dia que você nasceu por isso.Nada mais justo não é?

O próximo passo na vida do estudante “UFSniano” é aprender para que serve o DAA (Departamento de Administração Acadêmica) já que ele irá auxiliar por diversas coisas como:

· Horário das aulas;

· Notícias e/ou avisos sobre a universidade;

· Todo seu histórico acadêmico;

· Matrículas nas matérias;

Assim que o universitário entra na UFS, descobre que existe um departamento específico para os cursos que estão na mesma área que a dele. Para o pessoal de C.C, o departamento é chamado de DCOMP. Dentro dele existem o CALICOMP ( Centro Acadêmico Livre de Computação) e a SOFTEAM ( Empresa Júnior de Computação ).

O CALICOMP em si tem como objetivo:

  • Representar os estudantes do DCOMP em reuniões, congressos ou encontros;
  • Promover o interesse acadêmico, político, social, econômicos e na formação do estudante;
  • Representar-nos perante os órgãos colegiados da UFS;

A SOFTEAM é uma empresa júnior atuante na área de Tecnologia da Informação. Foi fundado em 1997 e é gerida e composta pelos próprios estudantes da área de computação da UFS. Tem como principal objetivo realizar a integração entre os alunos do curso de Computação e o mercado de trabalho, fazendo com que eles tenham experiência empresarial, assim como também no uso e no estudo das tecnologias utilizadas no mercado.

Indo um pouco para fora da UFS, existe o SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Ela foi fundada em julho de 1978 em Porto Alegre, RS. Seus congressos surgiram a partir da integração de dois seminários associados, chamados Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) e Seminário Sobre Computação na Universidade (SECOMU). É uma sociedade científica sem fins lucrativos que reúne cientistas, estudantes e profissionais para um maior desenvolvimento computacional no Brasil.
Esses são os principais pontos que qualquer aluno da área computacional deve estar atento, já que 4 anos da nossa vida serão dedicados à isso.

Bola pra frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário