domingo, 29 de março de 2009

Contribuição à lógica

ARISTÓTELES
O emprego da lógica de Aristóteles levava a uma linha de raciocínio lógico baseado em premissas e conclusões. Por exemplo: se é observado que "todo ser vivo é mortal" (premissa 1), a seguir é constatado que "Rafaela é um ser vivo" (premissa 2), como conclusão temos que "Rafaela é mortal". Desde então, a lógica Ocidental, assim chamada, tem sido binária, isto é, ou ela é falsa ou verdadeira. A lógica de Aristóteles trata com valores "verdade" das afirmações, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Não obstante, muitas das experiências humanas não podem ser classificadas simplesmente como verdadeiras ou falsas, sim ou não, branco ou preto. Por exemplo, aquele homem é magro ou gordo? A taxa de risco para aquele empreendimento é grande ou pequena? Um sim ou um não como resposta a estas questões é, na maioria das vezes, incompleta.

Os principais escritos de Aristótoles sobre lógica, foram reunidos pelos seus continuadores após a sua morte, numa obra a que deram o nome de "Organun", e que significa "Instrumento da Ciência".

Categorias ( escritos sobre a teoria dos tipos, isto é, uma teoria na qual os objectos são classificados de acordo com o que se pode dizer significativamente acerca deles).
Tópicos (escritos para orientar todos aqueles que tomam parte em competições públicas de dialéctica ou discussão )
Refutações dos Sofistas.
Interpretação (escritos sobre os juízos)
Primeiros Analíticos (escritos sobre o silogismo em geral)
Segundos Analíticos (escritos sobre a demonstração)


BOOLE
Boole ( 1815 – 1864 ) é considerado fundador da lógica matemática. Na sua obra "Mathematical Analysis of Logic", publicada em 1847, a lógica foi pela primeira vez de uma forma consistente tratada como um cálculo de signos algébricos. Esta algebra booleana será fundamental para o desenho dos circuitos nos computadores electrónicos modernos. É ainda a base da teoria dos conjuntos. Outras das suas contribuições decisivas foi ter acabado com as restrições impostas à lógica desde Aristóteles, afirmando que existia uma infinidade de raciocínios válidos e uma infinidade de raciocínios não válidos. Ernest Schroder (1890-1895), nas suas "Lições sobre a algebra lógica" deu a forma acabada à logica de Boole.


FREGE
Frege (1848-1925) foi o primeiro a apresentar o cálculo proposicional na sua forma moderna. Introduziu a função proposicional, o uso de quantificadores e a formação de regras de inferência primitivas. Procurou em síntese criar todo um sistema capaz de transformar em raciocínios dedutivos todas as demonstrações matemáticas. Para isso, todas as demonstrações foram traduzidas num vocabulário fixo; um certo conjunto de modos de tradução. Nesta notação, a construção de cada frase, o seu significado, e o modo como no raciocínio se deduziam os novos passos a partir dos anteriores, tudo devia de ser devidamente explicitado. Com Frege passa-se da álgebra da lógica (matematização do pensamento) à logística (logicização das matemáticas) e mesmo ao logicismo (redução das matemáticas à lógica).

Perfil do profissional em Ciência da Computação

O Bacharel em Ciência da Computação tem a sua formação voltada tanto para o mercado de trabalho como às atividades acadêmicas. Ele está preparado para gerar e desenvolver produtos computacionais, avaliar a importância de tais produtos para a sociedade e atuar na gestão da instituição. Este é um papel importante dos profissionais, no contexto da geração de riqueza, de emprego e de tecnologia. Além disso, poderá prosseguir carreira acadêmica, com a continuidade de seus estudos em cursos de mestrado e de doutorado; trabalhar em equipes de desenvolvimento como projetista de software e consultor de tecnologia, criar seu próprio empreendimento, abrindo novas empresas e desenvolvendo novos produtos, ou, ainda, por opção, trabalhar como analista de sistemas.
Considerando os diversos perfis de especialização, o curso permite a formação de profissionais capacitados para atuar nas áreas mais tradicionais da Informática tais como: Administração de Sistemas, Administração de Banco de Dados, Programação, Engenharia de Software e Suporte. Adicionalmente, o curso permite a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento de aplicações e metodologias em áreas de pesquisa da Ciência da Computação incluindo Interfaces, Sistemas Embutidos, Redes de Comunicação, Computação Distribuída, Gerenciamento de Dados e Informação, Mídias, Inteligência Artificial, Algorítmica e Teoria da Computação.

sábado, 21 de março de 2009

Noção Geral

Antes de entrar na universidade,os cidadãos que pretendem ingressar na UFS recorrem primeiramente ao CCV (Coordenação de Concurso Vestibular). Nele você encontra todas as informações necessárias para realizar algo que muitos temem: o terrível V-E-S-T-I-B-U-L-A-R. Depois de uma longa espera pelo resultado, você entra no CCV para conferir a lista de aprovados. Assim que seu nome é visualizado, sua cabeça é insanamente raspada por pessoas que sonharam desde o dia que você nasceu por isso.Nada mais justo não é?

O próximo passo na vida do estudante “UFSniano” é aprender para que serve o DAA (Departamento de Administração Acadêmica) já que ele irá auxiliar por diversas coisas como:

· Horário das aulas;

· Notícias e/ou avisos sobre a universidade;

· Todo seu histórico acadêmico;

· Matrículas nas matérias;

Assim que o universitário entra na UFS, descobre que existe um departamento específico para os cursos que estão na mesma área que a dele. Para o pessoal de C.C, o departamento é chamado de DCOMP. Dentro dele existem o CALICOMP ( Centro Acadêmico Livre de Computação) e a SOFTEAM ( Empresa Júnior de Computação ).

O CALICOMP em si tem como objetivo:

  • Representar os estudantes do DCOMP em reuniões, congressos ou encontros;
  • Promover o interesse acadêmico, político, social, econômicos e na formação do estudante;
  • Representar-nos perante os órgãos colegiados da UFS;

A SOFTEAM é uma empresa júnior atuante na área de Tecnologia da Informação. Foi fundado em 1997 e é gerida e composta pelos próprios estudantes da área de computação da UFS. Tem como principal objetivo realizar a integração entre os alunos do curso de Computação e o mercado de trabalho, fazendo com que eles tenham experiência empresarial, assim como também no uso e no estudo das tecnologias utilizadas no mercado.

Indo um pouco para fora da UFS, existe o SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Ela foi fundada em julho de 1978 em Porto Alegre, RS. Seus congressos surgiram a partir da integração de dois seminários associados, chamados Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) e Seminário Sobre Computação na Universidade (SECOMU). É uma sociedade científica sem fins lucrativos que reúne cientistas, estudantes e profissionais para um maior desenvolvimento computacional no Brasil.
Esses são os principais pontos que qualquer aluno da área computacional deve estar atento, já que 4 anos da nossa vida serão dedicados à isso.

Bola pra frente!